Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CICATRIZES DE ACNE E SUAS SOLUÇÕES

Sempre me perguntam sobre este tema. Temos vários leitores que escaparam da acne, mas não de suas lembranças. Estão na fase que chamo de pele de morango, Abordo, então, aqui noHomemModerno as possíveis soluções para as temidas cicatrizes.


1) Antes de tratar dessas sequelas cicatricias (depressões, manchas) na sua pele, você precisa ter estacionado e cuidado da inflamação da acne. Depois de ter feito os devidos tratamentos receitados pelo seu dermatologista, sejam eles tópicos, fotodinâmicos ou orais, é que você deve focar nas conseqüências dessa dermatose (doença de pele).











(Quero dizer que você precisa resolver o problema, para depois solucionar as consequências dele!).






2) Se você ainda não tratou da inflamação, isto é, possui acne ativa, é hora de buscar tratamento. A minha dica é que neste intervalo, você DE MANEIRA ALGUMA TOQUE E CUTUQUE NAS SUAS ESPINHAS, já que pode criar cicatrizes. Deixa essa tarefa pra sua esteticista na hora da limpeza de pele.






(E não, não deixe nem sua namorada ou sua mãe espremer! Fuja delas).






3) Há vários tratamentos bacanas atualmente. A melhor pessoa pra te indicar é aquele que pode ver de perto sua pele, isto é, UM BOM DERMATOLOGISTA. Há várias classificações de cicatrizes (mas não vou comentar aqui, obviamente), e assim será o seu médico que avaliará qual é o grau da sua sequela, e conseguinte te indicará o melhor tratamento. Entretanto, já vou te antecipar aqui as novidades, pra você ter noção do assunto e ficar bem informado.




O médico avaliará qual é o melhor tratamento para sua pel


Eu particularmente, aconselho sempre a combinação de técnicas, visto o melhor resultado.



1) PEELINGS



Lembra da minha matéria sobre peeling? Eu me recordo de comentar sobre a função deles para amenizar as cicatrizes. Relembre AQUI.



PEELING QUÍMICO



Eu considero o peeling bacana para as manchas de acne! É óbvio, também, que depende muito do tipo e da concentração de peeling que seu médico aplicará. O lance é que o peeling químico vai “destruir” estruturas da sua pele, e na regeneração virá uma pele mais uniforme.



# Suas cicatrizes são superficiais? O peeling médio seria melhor.



#Você só tem manchas de acne? Peeling superficial já dá conta do recado. Faça os repetidamente, em pequenos intervalos.



NOTA: Você já pode ter ouvido sobre o ATA CROSS (ácido tricloroacético), é o nome de um peeling químico. Este é aplicado apenas na lesão, e não em toda a face. Os pontos em que foram aplicados virarão crostas e depois de um pequeno tempo, formará uma casca que cairá. Diferente do peeling médio e profundo, não há necessidade da realização em hospital.
Procure realizar estes procedimentos apenas com profissionais médicos




PEELING MECÂNICO (Dermoabrasão e microdermoabrasão)

Pode ser feito com substâncias que serão reabsorvidas pelo corpo, como o ácido hialurônico ou os definitivos como o dimetilsiloxane ou o metacrilato. Indico a primeira que dura de 6 a 12 meses no corpo, sendo assim mais confiável.




# Nomes comerciais do ácido hialurônico: Perfecta, Revanesse, Restylane, Juvederm, Perlane e outros.



Tenha cuidado na escolha do produto. Exija qualidade ao perguntar qual linha seu dermatologista usa. A linha Revanesse, por exemplo, é segura devido ao seu alto padrão de pureza e menor potencial de ação, além da eficácia dada pela alta concentração de ácido hialurônico (25mg/ml). É desenvolvida pela farmacêutica canadense Prollenium Medical Technologies. Sua comercialização ocorre no Brasil (pela Aché Laboratórios), e em outros 50 países no mundo. São informações como essa que você deve estar atento no momento da escolha.



(Na sala de espera do seu dermatologista, você encontrará propagandas com esses nomes).



# Esses preenchimentos podem ser usados para rugas e sulcos, também. (Assunto pra abordar em OUTRO post)



Como funciona?



O médico aplica o preenchedor na derme de cada lesão, e assim levanta a cicatriz, deixando a no mesmo nível da pele saudável. A sensação? De que a pele se tornou mais lisa.



#Este procedimento no máximo usa um creme anestésico. Praticamente indolor.



#Toxina botulínica (botox) é diferente de preenchimento. Não confunda!



#Depois de realizado, pode se retornar normalmente para as atividades diárias. Apenas evite fazer limpeza de pele e massagem facial por 24 horas.



3) SUBCISÃO



No teste do espelho citado acima, a cicatriz não sumiu quando fez o esticamento da pele? Então esta é a técnica indicada pra ti.



Este procedimento já é cirúrgico, e não é tão simples. Pode ser que uma sessão não seja o suficiente.



Como funciona ?

Uma agulha especial será aplicada e retirada na lesão num movimento contínuo, e este ato romperá as fibras, impulsionando a formação de um novo tecido. Você ficará com as lesões bem roxeadas, mas em duas semanas somem.



(Se há alguma mulher lendo este post, já deve ter ouvido a indicação dessa técnica para estrias!).



4) ELEVAÇÃO DE CICATRIZES (LEVANTAMENTO COM PUNCH)



Esta técnica é para aquelas cicatrizes ovaladas e profundas mesmo, lembrando as de catapora. Muitas vezes, depois de se fazer o levantamento, segue-se com um dermoabrasão para dar o toque final e deixar tudo no mesmo nível.



Como funciona?



Utiliza-se aqui um tipo de bisturi redondo, que parece um canudo, denominado de PUNCH (perfurador, em inglês).


(Se você tem pele morena, pula para o próximo procedimento. Este procedimento para quem tem maior concentração de melanina não é bacana).



O dermoabrasão é mais forte! Funciona pra cicatrizes mais malvadas e profundas. Você já viu sua mãe lixando a unha? É a mesma coisa, a diferença é que se lixa a pele facial e com um instrumento médico com motor rotativo, com uma lâmina de diamante, atingindo a epiderme e parte da derme.



# Dói? Sim, e precisa de anestesia.



# A dor vale a pena, porque o resultado de UMA sessão é bacana. Porém, peça indicações de um bom médico para tal procedimento;



# Este tratamento você deve fazer nas férias porque terá que ficar afastado de 3 a 4 semanas. E quando fizê-lo, fuja do sol, como o diabo foge da cruz;



O microdermoabrasão, ou também chamado de peeling de cristal, é muito leve, e como eu já disse na matéria sobre peelings, eu recomendo para quem quer apenas fazer uma manutenção. Não acho interessante para cicatrizes. (Minha opinião, ok?!)



2) PREENCHIMENTO



Pula pro espelho. Olha a sua cicatriz. Agora, puxe a pele. Sua cicatriz some ao puxar? Se sim, este procedimento é uma boa ideia. Se não, pula pro próxima indicação.PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS
O corte é feito em formato de círculo na cicatriz, passando se anestesia sobre o local antecipadamente. Feito o corte, puxa-se a cicatriz, não a rasgando totalmente e a eleva, trazendo a no mesmo nível da pele normal.






5) LASER






São várias informações em relação aos lasers! Daria pra diferenciá-los em relação aos comprimentos das ondas. Considero este procedimento digno de uma matéria exclusiva para eles, porém quero citar aqui, visto que, em geral, considero a melhor técnica.






LASER TRADICIONAL






Eu brinco que este procedimento é tratar a pele com micro explosões controladas. O laser será direcionado para cicatriz, e promoverá o aquecimento das células. Portanto, trata-se de uma agressão que impulsionará a formação de colágeno.






#É um pouco dolorido






#Descama






# Período de afastamento mínimo: 2 semanas






LASER FRACIONADO






Considero este mais moderno, menos agressivo e mais eficiente do que o laser. Enquanto o laser “explode”, esse promove vários tiros certeiros (Leitores, peço permissão para essas analogias). Assim, as áreas ao redor das lesões/cicatrizes permanecem intactas.






Será também por aquecimento, conseguinte renovará a epiderme e promoverá também a reformação do colágeno.






#Menos dolorido que o laser convencional;






#Há necessidades de mais sessões;






#Período de afastamento em torno de 4 dias;



Acho bacana que depois deste tratamento, dá pra se barbear tranquilamente.
De pele de morango para pele de pêssego!







NOTAS FINAIS






1) A melhor maneira de não ter cicatrizes, é evitando o aparecimento delas. Quero deixar bem claro isto, então repito: DEIXE SÓ UMA PROFISSIONAL LIMPAR A SUA PELE, nada de cutucar e espremer.






2) Queridos leitores, quero lembrá-los também que ainda não sou médico. E mesmo se tivesse terminado a graduação, as minhas respostas pelo HomemModerno, não substituiriam, de maneira alguma, a consulta formal. Tudo o que compartilho com vocês é apenas um gatilho para te influenciar buscar ajuda pessoalmente com um profissional, e chegar ao consultório dele já manjando do assunto.






SE CUIDEM!

COMO ESCOLHER O PRODUTO IDEAL PARA O SEU ROSTO?


COMO ESCOLHER O PRODUTO IDEAL PARA O SEU ROSTO?



Muitos homens ainda se perdem quando o assunto são os cosméticos voltados ao publico masculino. Afinal de contas, como escolher entre uma ou outra opção? Quais características esses produtos precisam ter? Enfim as dúvidas são muitas e assim sendo, para responder a essas questões, confira alguns detalhes que você deve observar para fazer uma boa compra e não desperdiçar grana.


Sobre as características físicas “A textura do produto deve ser suave, pois a pele do homem é mais grossa que a da mulher. Da mesma forma não pode ser oleoso, pois os homens, em sua maioria, tem a pele oleosa. Por fim, o produto deve espalhar muito bem, afinal de contas homem não tem muita paciência para creme”, afirma a Dra. Carolina Ferrola, dermatologista.


Ainda sobre a textura dos produtos, a médica completa: “A regra é que ele deve ser absorvido rapidamente. Os produtos em forma de espuma são as grandes novidades e agradam em cheio aos homens”.

Sobre as características químicas

A regra é uma só: Opte por produtos com pH neutro, exatamente porque a pele masculina é naturalmente mais ácida. Essa escolha vale tanto para produtos de limpeza diária como para hidratantes.

Foco na necessidade

Se você tem 20 anos não faz sentido usar produtos para quem tem a pele madura ou com rugas imaginando que eles são mais “fortes” e que farão efeito mais rápido. Puro engano. Siga a lei: um produto para cada fase da vida e/ou problema especifico”.

Usar produtos fora da sua necessidade real, além de ser um desperdício, pode fazer o efeito contrário, ou seja, detonar sua pele.

*Se você sabe seu tipo de pele, agora fica sabendo os melhores veículos para cada uma delas, confira: Peles oleosas e mistas pedem texturas à base de gel ou fluidas, já a pele normal aceita bem as texturas emulsão ou fluida e, por fim, a pele seca, que pede textura creme.

Preço

Bons produtos não precisam ser caros ou custar uma mini-fortuna. Um valor entre R$ 50-70 é um preço aceitável, mas cada bolso é um bolso. À primeira vista pode parecer caro para muita gente, mas garanto que esses cremes duram um bom tempo – mesmo usando diariamente.

Brilho para o dia



Brilho para o dia


Um toque de brilho no visual parece agradar às mulheres. Desde que o paetê ressurgiu no cenário da moda, entra coleção sai coleção e ele continua lá firme e forte.


O paetê é um transformador instantâneo de um visual sem graça em glamouroso. Mas isso não significa que ele só pode ser usado à noite, em baladas e festões. Se aplicados em superfícies menores da roupa, combinados com outras peças mais despojadas, ou até mesmo usado em sapatos e acessórios, ele pode compor um look para o dia tranquilamente.

Dica Brilhante: antes de lavar as suas peças, recomendamos seguir as instruções de lavagem que estão nas etiquetas das roupas.




Imagens: polyvore.com ARTENILSON SOUSA

O jeans e suas lavagens





Que o jeans nos oferece infinitas possibilidades de uso não é novidade, e nós aqui não cansamos de apresentar idéias de como explorar todas elas. Mas independente da maneira como ele é usado, o jeans se diferencia dele mesmo conforme o beneficiamento que recebe.
Os diversos efeitos que o tecido pode adquirir já nos dão uma dica de estilo com relação ao seu uso. Por isso é bom saber de que se trata quando se ouve falar em determinada lavagem.Stone washed é um tipo de lavagem que torna o jeans um tom mais claro de azul e geralmente deixa algumas partes com aspecto de desgastado. É importante prestar atenção que, se seu jeans for mais claro na parte das coxas ou do bumbum, pode criar uma sensação de que estas áreas são maiores.
Aí vai um mini manual com algumas das principais delas.Este é o modelo mais tradicional, que mantém aquele azulão escuro próprio do jeans, sem lavagem ou tingimento. O nome inclusive se refere à tonalidade da cor. Os jeans índigo costumam ser os mais clássicos.
O delavê é o efeito que deixa a peça bem clarinha, quase branca.
Acid washed, na tradução literal do inglês significa “lavado com ácido”. O efeito é manchado, e remete muito à moda dos anos 80.

Imagens: Polyvore. ARTENILSON SOUSA

SAÍDA DE PRAIA



Mesmo quem não tem a sorte de viver em uma cidade a beira mar, vez ou outra tem a chance de curtir um feriado ou umas férias na praia. E este é realmente o momento de relaxar de todas as preocupações, colocar os pés na areia e não se preocupar com – quase – nada.

Mas não é porque o momento é de relax total que basta se enrolar em uma canga e esquecer todas as regrinhas de estilo que seguimos o resto do ano para manter o charme e a elegância. E ainda que passemos a maior parte do tempo na praia sem qualquer roupa é sempre bom estar preparada para um almoço ou um passeio que acompanhe o pôr do sol, tão comuns em cidades litorâneas.

Você pode optar por fazer a linha descontração total ou optar por um visual mais chique, mas alguns princípios são básicos:

1- Formas mais amplas: além de deixar a pele que já está queimada pelo sol respirar, evita que o contato próximo do tecido com o biquíni molhado crie uma marca na roupa super indesejada.

2- Cores claras e alegres: o clima é solar, e embora cores escuras não sejam proibidas, as claras e alegres combinam mais com o espírito do verão.

3- Pé no chão: saltos definitivamente não combinam com areia, de nenhum tipo. Aproveite para dar aos seus pés o conforto das rasteirinhas.

Artenilson Sousa